.

sábado, 20 de agosto de 2011

PROJETO "LER É O MELHOR REMÉDIO"










               PROJETO  
    LITERÁRIO
       
       “LER É O
        MELHOR
        REMÉDIO”

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: O livro fala e a alma responde.”             ( André Maurois )

‘A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede.”
                                                   ( Carlos Drummond de Andrade )


“ Meus filhos terão computadores,sim, mas antes terão livros sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a própria história.”
                                  ( Bill Gates )




“ Negar a fruição da literatura é mutilar a nossa humanidade.”
                             Antônio Cândido



JUSTIFICATIVA: A leitura é uma habilidade que envolve a decisão do leitor e não, uma habilidade que se desenvolva por decreto, lei ou ordem. Dento desse pressuposto, este projeto visa estimular e orientar o aluno da necessidade vital de ler, não como um processo automático, e sim, como um processo de reconstrução de sua alfabetização. Como disse a grande escritora, Cora Coralina, “ Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não lêem”. Assim, trabalhar para formar leitores instigantes, que possam dialogar com o texto, questionar, criticar, saborear e rebelar.Além da busca da sabedoria através de leituras de gêneros diversificados, pretende-se também o firme propósito de contribuir para a melhoria da escrita.


OBJETIVO GERAL: Desenvolver o gosto e hábito de leitura, vendo o livro, a leitura como necessidade básica, mas prazerosa, assim como formar leitores críticos.

ESPECÍFICOS: - Transmitir o gosto da leitura aos colegas na Hora do Conto, das encenações, dos debates, da criação de crônicas.

- Formar a prática da oralidade e da escrita.
- Estimular a socialização.
- Utilizar adequadamente a biblioteca, conhecendo o acervo e se conscientizando da responsabilidade da sua conservação.
- Conhecer uma diversidade de autores.
- Dar condições de auto expressão.
- Fazer a campanha de doação de livros literários.

DESENVOLVIMENTO: Atividades: -  Ler e interpretar diversos gêneros textuais: Editorial, Artigo de opinião, Resenha, Crônica, Conto, Poema, dentre outros.
- Hora do conto e da crônica ( trabalhando a oralidade ).
- Montar arquivos de resenhas e análises literárias.
- Produção de textos diferenciados: HQ, charges, crônicas, anúncios, debates, filme “ O Contador de Histórias” e outros sugestivos, teatro, dentre outros.
- Visita à biblioteca para conhecer o acervo e escolha de livros literários para leitura.
- Exposição de sugestões de fichas literárias.
- Leitura individual
- Produção de resenhas críticas e descritivas.
- Produção de anúncios divulgando os livros lidos.
- Produção de contos acerca das experiências de leitura.
- Divisão em grupos para confecção das “árvores literárias”
- Debates sobre os livros lidos.
- Leitura coletiva de livros e organização de apresentação: encenação, simulação de programas de televisão, vídeos, dentre outros.
- Discussão em casa sobre os livros.
- Premiação a cada final de bimestre para os alunos que leram mais livros durante o bimestre e para aqueles que vencerem o desinteresse pela leitura.
- Festa do livro: Exposição de trabalhos literários e apresentações diversificadas.


 AVALIAÇÃO: - Verificação do interesse pela leitura, não só como cobrança, mas a leitura pelo prazer.
- Identificação dos diversos gêneros textuais e interpretação dos mesmos.
- Identificação das potencialidades de expressão, produção e oralidade.
- Incentivo à criatividade.
- Apreciação de trabalhos individuais e coletivos, enfatizando a influência da leitura em cada atividade elaborada.
INSTITUIÇÃO: ESCOLA ESTADUAL GONÇALVES CHAVES

PERÍODO: março a dezembro de 2011

PÚBLICO ALVO: 9º anos

DISCIPLINA: Língua Portuguesa

PROFESSORA RESPONSÁVEL: Maria Ivanilde Vieira Lima


Poema de introdução ao projeto:


SIMPLESMENTE LER

Simplesmente ler,
Ler simples,
Ler muito,
Ler “quase” tudo,
Ler com os olhos, com os ouvidos, com o tato
Pelos poros e demais sentido.
Ler com a razão e sensibilidade,
Ler desejos, o tempo, o som do silêncio e do vento.
Ler imagens, paisagens, viagens.
Ler verdades e mentiras.
Ler para obter informações, inquietações, dor e prazer.
Ler o fracasso, o sucesso, o ilegível, o indispensável,
as entrelinhas...
Ler na escola, em casa, no campo, na estrada,
em qualquer lugar.
Ler a vida e a morte.
Saber ser leitor tendo o direito de saber ler.
Ler simplesmente ler.

                Edith Chacon Theodoro




“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.”

                                                 Pablo Picasso





“Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem.”


                                                              Cora Coralina

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nilde, lindo este trabalho, que acompanhei de perto!Parabéns!!!
    Veja o aplicativo seguidores, não estou conseguindo acessar.

    ResponderExcluir